A campanha Novembro Azul mobiliza cidades do mundo inteiro e promove eventos para a conscientização da saúde dos homens, incentivando a adoção de hábitos saudáveis, que incluem alimentação equilibrada, prática frequente de atividades físicas e idas rotineiras ao médico.
O foco da campanha é o câncer de próstata, o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pulmão. No entanto, se descoberta precocemente, estima-se que a doença tenha 90% de chance de cura, o que faz com que medidas de prevenção sejam fundamentais.
O Medplex é parceiro desta causa. Por isso, pensando na sua saúde, preparamos um conteúdo especial sobre como se prevenir do câncer de próstata e quais são os sintomas da doença. Confira!
Câncer de próstata: o que é e o que faz aumentar o risco de desenvolvimento da doença?
Localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Trata-se de um órgão pequeno que tem como principal função a produção de parte do sêmen do homem. O câncer de próstata é, portanto, um tumor que afeta essa região e é causado pela multiplicação descontrolada de células do organismo.
Existem fatores que podem aumentar as chances de desenvolvimento da doença, sendo estes os principais:
A idade, pois a incidência e a mortalidade aumentam após os 50 anos;
Histórico na família, ou seja, homens que possuem familiares (avô, pai, tio ou irmão) que tiveram câncer de próstata;
Excesso de gordura corporal.
Sintomas
Em muitos casos, o câncer de próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial, o que o torna traiçoeiro, pois é o momento em que as chances de cura são maiores.
Quando aparecem, os sintomas mais comuns são: dificuldade para urinar, necessidade de urinar com mais frequência, diminuição do jato de urina e sangue na urina. Em fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, infecção generalizada e/ou insuficiência renal.
Prevenção e detecção precoce
A realização de exames clínicos e laboratoriais é fundamental para a prevenção do câncer de próstata. Após os 50 anos de idade, eles são recomendados mesmo se você não apresentar fatores de risco ou sintomas.
O exame clínico é o toque retal e permite que o médico apalpe a próstata e perceba se há nódulos ou tecidos endurecidos na região. Ele é realizado rapidamente e não causa dores. Já o exame de sangue é realizado para avaliar a quantidade do antígeno prostático específico (PSA), isto é, medir o tanto de proteína produzida pelo órgão.
Uma rotina de exercícios físicos em conjunto com uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, proteínas com baixo nível de gordura e alimentos integrais previne o desenvolvimento de muitas doenças, como o câncer e outras patologias crônicas não transmissíveis. Evitar hábitos nocivos à saúde, como o consumo excessivo de álcool e o tabagismo, também é um cuidado importante, o que, além de tudo, ajuda a promover uma vida com mais qualidade.
Neste conteúdo, falamos sobre medidas simples, mas essenciais, para a prevenção da doença ou, então, para oportunizar tratamentos menos agressivos e com chances de recuperação mais efetivas.
Sem dúvida, o melhor caminho é a prevenção! Por isso, é importante a conscientização de todos e, principalmente, a adoção de hábitos saudáveis por parte dos homens, tendo em vista que, em geral, cuidam menos da sua saúde.
Contate os profissionais do Medplex para esclarecer as suas dúvidas e cuidar da sua saúde. Para conferir mais conteúdos, siga acompanhando o nosso blog.
Kommentare